quarta-feira, 6 de julho de 2011

ADEUS LENIN: Uma das melhores mentiras já contadas na história da Alemanha



Já postei o vídeo do filme Good Bye Lenin aqui no blog uma vez, mas foi mais no contexto sobre os produtos da antiga RDA. Acho que vale muito à pena publica-lo aqui novamente para contar um pouco sobre a história. Já devo ter assistido a este filme umas 10 vezes, se não mais, principalmente porque gostava de passar trechos de "Good Bye Lenin" para meus alunos de alemão.

A história toda começa na época em que derrubaram o muro de Berlim. No entanto, o filme que poderia ser só mais um como outro qualquer, tem uma curiosidade: a mãe do personagem principal estava em coma quando tudo isso aconteceu. Ao acordar, os médicos em conversa com o filho orientam-no sobre a importância de a mãe manter calma e tranqüilidade em seu período de recuperação. Ou seja; a mãe que é 100% à favor do comunismo, teria que enfrentar o mundo moderno - a Alemanha unificada e modificada pela globalização.

Rapidamente o filho decide fingir para a mãe que a Alemanha continua como sempre e que o muro e a vida como ela a conhece se mantém intacto. A tentativa dele para manter essa mentira como verdadeira proporciona momentos de gargalhadas intermináveis. Recomendo para todo mundo; seja criança, jovem ou adulto. VALE MUITO À PENA. :)

Título original: (Good Bye, Lenin!)
Lançamento: 2003 (Alemanha)
Direção: Wolfgang Becker
Atores: Daniel Brühl, Katrin Sass
Duração: 118 min.
Gênero:Drama/Comédia

O trailer abaixo somente tem a legenda em inglês. Postei porque acredito que ele capta mais a essência do filme. O trailer um pouco diferente com legenda em português pode ser conferido aqui: http://www.youtube.com/watch?v=WjViOCJysuI&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário