quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONTOS DE FADA: Seguindo os passos dos Irmãos Grimm



A Alemanha foi e continua sendo inspiração de grandes fábulas, lendas, contos e mitos. E foi por essa razão que, em 1975, para mapear as origens de cada história, um grupo de comerciantes resolveu fundar a Märchenstrasse – a via dos contos. Com 600 km e 65 etapas, ela passa por boa parte da Alemanha, de Hanau, cidade no sudeste do país, até Bremen, no norte.

Muita música e cultura, oito parques e vistas maravilhosas de montanhas e rios ficam no caminho de uma das mais procuradas rotas turísticas da Europa. Pequenas aldeias coloridas e cidades românticas dos contos dos Irmãos Grimm – escritores responsáveis pela existência de Rapunzel, João e Maria, Bela Adormecida, entre outros - aparecem para os visitantes como páginas de um livro de histórias.

Durante os passeios, o que mais fascina os visitantes é saber que os Irmãos Grimm fizeram aquele mesmo caminho, em busca de idéias para novos contos. Foi ouvindo as sagas e os mitos dos vários moradores de cidades diferentes que os Grimm conseguiram o material base para seus famosos contos. Em Bremen, ponto de partida da rota, nasceu um dos mais famosos contos dos Irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen”. Já a cidade de Kassel deu origem aos contos: “O Gato de Botas” e “Branca de Neves”. “O chapeuzinho vermelho” veio ao mundo em Schwalmstadt, enquanto Polle traz como atração o castelo de “Cinderela”.

Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário