segunda-feira, 2 de maio de 2011

SEXO: Qual sua dúvida?


Numa época em que falar de sexo ainda era um enorme tabu, a revista alemã Bravo foi pioneira ao abordar em suas reportagens temas como relacionamento, dúvidas sexuais e a primeira relação. Nem todos os pais deixavam os filhos comprarem a mesma, o que não impedia a leitura atrás do sofá, no banheiro e etc. Em outros países, a revista seria acusada por ser liberal demais. Mas a realidade é que a revista alemã, há quase 40 anos, discute sexo abertamente e sem vergonha.

Tudo começou com um acúmulo de várias cartas para a redação, que continham dúvidas como: “não sei beijar!” ou “não quero transar com meu namorado”. Assim nasce o Dr. Jochen Sommer, que na verdade nem existe. De 1969 a 1984 um médico, psicólogo e professor de alemão, Dr. Martin Goldstein, respondia através do pseudônimo Dr. Jochen Sommer às perguntas feitas pelos adolescentes a respeito de amor, corpo e sexualidade. A coluna “Amor, Sexo e Carinho” fez tanto sucesso que acabou virando referência no país inteiro.

A revista sai semanalmente e em cada edição dois adolescentes posam nus para a página do Dr. Sommer. A foto geralmente acompanha uma reportagem onde os adolescentes dividem suas experiências e contam detalhes íntimos de sua vida sexual. Quando o adolescente é menor de idade, a autorização dos pais é pré-requisito.

Atualmente a coluna está sob os cuidados de uma mulher. Eveline von Arx assumiu o posto em 2003 e aconselha os jovens até hoje. Em uma entrevista dada ao jornal Süddeutsche Zeitung, ela aponta a importância de seu trabalho: “as pessoas estão enganadas ao pensar que na sociedade de hoje os jovens estão bem informados sobre sexo. Na verdade, 63% das crianças de 12 anos não sabem como prevenir uma gravidez”, alerta a especialista.

Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário