segunda-feira, 9 de maio de 2011

HINO NACIONAL: A história da canção dos alemães


Em 1841, quando ouvia hinos de vários países durante exílio sob domínio inglês na ilha de Helgoland, o alemão August Heinrich Hoffmann von Fallersleben se deu conta de que a Alemanha não possuía um próprio. Sobre a melodia do austríaco Joseph Haydn – o Hino do Imperador - o poeta e professor de literatura decidiu então criar um poema sobre o seu amor à pátria.

Intitulado “Canção dos alemães” (Lied der Deutschen), o povo germânico imediatamente se identificou com o texto. No entanto, foi somente em 1922 que o primeiro presidente da República de Weimar - Friedrich Ebert - oficializou a canção como Hino Nacional da Alemanha. Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e Alemanha destruída, o sentimento de pátria e orgulho fora substituído por vergonha e culpa. O país novamente ficava sem hino.

Em 1949, Theodor Heuss, o primeiro Presidente da República Federal da Alemanha, começou a convocar compositores a apresentarem novas sugestões. No entanto, nada lhe agradava. Foi apenas em 1952, que Konrad Adenauer, ento Chanceler Federal da Alemanha, deu vida novamente à canção dos alemães, ao recolocá-la como hino nacional, apenas com a condição de que somente a terceira estrofe fosse cantada em solenidades oficiais: "Unidade e direito e liberdade para a pátria alemã! Vamos todos buscar este ideal fraternalmente, com coração e mãos! Unidade e direito e liberdade são o penhor da felicidade. Floresce na luz desta felicidade! Floresce pátria amada!"


Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: http://www.alemanja.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário