terça-feira, 3 de maio de 2011

DO DIALETO AO HOCHDEUTSCH: Muitas Alemanhas em uma

O alemão é a única língua oficial da Alemanha. Cerca de 100 milhões de Europeus dominam o alemão, assim que, depois do russo, é a língua mais difundida da Europa e faz parte das 10 línguas mais faladas do mundo. No entanto a pronúncia varia em cada região do país. Ainda que a língua escrita seja uniforme em toda a Alemanha, há uma série de dialetos regionais que podem dificultar a compreensão, já que, segundo o famoso poeta Johann Wolfgang von Goethe, no dialeto é que começa a língua falada.

Para melhor entendimento da origem dos dialetos alemães é preciso voltar um pouco na história. O desenvolvimento de diferentes dialetos regionais foi um processo que aconteceu aos poucos, como conseqüência das colonizações, da migração dos povos e das rotas de comércio. Além do fator comunicação, já que esta era feita basicamente pelos rios e o isolamento entre um Estado e outro já que eles eram separados por grandes florestas e íngremes montanhas.

A tradução da Bíblia feita por Martinho Lutero unificou a língua alemã e proporcionou o surgimento do padrão clássico do alemão, o Hochdeutsc. No entanto, certos dialetos como o Bayrisch, cuja origem vem do Estado da Baviera (Bayern), que fica no sul da Alemanha, diferem-se tanto do Hochdeutsch que muitos alemães chegam a não compreendê-lo.

Tipos diferentes

Os dialetos da Alemanha são normalmente classificados em baixo-alemão, médio-alemão e alto-alemão. O alemão baixo é falado nas regiões ocupadas pelo povo germânico no norte da Alemanha que são áreas mais planas e como já diz o nome: baixas. Já o dialeto alto-alemão é comum escutar em regiões mais ao sul do país que são mais altas e montanhosas. Desta forma, os dialetos divididos em grupos se referem às regiões demográficas onde o povo alemão se concentra.

No Brasil:
O alemão falado no Brasil, é um idioma regional sul-brasileiro, sendo assim, não é precisamente reconhecido como um idioma estrangeiro. O dialeto alemão que predomina no país veio com a imigração alemã, o chamado Riograndenser Hunsrückisch. (a origem vem de Hunsrück e do Rheinland-Pfalz na Alemanha) Outro dialeto também muito utilizado no Brasil é o Pomerano, como em Santa Catarina e em várias partes do Estado do Espírito Santo. O interessante neste dialeto é que ele somente sobreviveu no Brasil. Na Alemanha ele deixou de existir.

Confira o Atlas de Dialetos alemães:
http://www.dw-world.de/dw/article0,2144,1597717,00.html

Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário