quinta-feira, 28 de abril de 2011

FREUNDESKREIS: Hip hop para politizar os jovens alemães

A banda da Alemanha Freundeskreis (Círculo de amigos) nasceu com o propósito de conscientizar os jovens sobre política e sociedade com letras que continham assuntos como educação, igualdade e justiça. Os integrantes MCs Max Herre, Don Philippe e DJ Fricition eram mais conhecidos por divulgarem o hip hop em vários idiomas, como alemão, francês, inglês e esperanto (língua artificial criada com a finalidade de se tornar o idioma mundial oficial).

No palco eles se apresentam com um grande repertório de instrumentalistas, chamando a atenção do público pela excelente qualidade musical. Anna – Immer wenn es regnet (Anna - Sempre quando chove) foi a música que os colocou no ranking das melhores bandas da Alemanha e levou o album Esperanto a vender mais de 300 mil cópias.

Apesar de focar-se no estilo hip hop, o Freundeskreis também apresentou trabalhos com artistas de gêneros diferentes, como reggae, jazz, soul e funk. O resultado pode ser conferido no CD gravado ao vivo, Em Directo, que teve mais de 250 mil de cópias vendidas.

Em 2000, Max Herre, a cabeça da banda, sufocado pelo sucesso decide em conjunto com os amigos fazer uma pausa artística. Quatro anos depois o mesmo lança um álbum solo e, assim como durante a sua época de Freundeskreis, o disco dispara entre os mais vendidos do seu gênero.

Apenas em 2007, os amigos reúnem-se novamente no palco para divulgar o CD Best of FK 10 (FK = abreviação para Freundeskreis). A turnê seria a última do grupo, que fez sua última apresentação no dia 19 de setembro de 2007, em Stuttgart, cidade alemã natal dos integrantes.


Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário