sábado, 30 de abril de 2011

DAS SANDMÄNNCHEN: Há gerações, colocando as crianças alemãs para dormir


Um pouco antes das 19h: crianças inquietas aguardam em frente à televisão um dos seriados mais clássicos de histórias de boa noite do mundo infantil. Exatamente às 18h50 aparece um boneco simpático com gorro de dormir e barba branca que conta uma história de ninar e “espalha” areia de dormir nos olhos das crianças ao se despedir.

O Sandmännchen tem suas origens tanto nos contos dos Irmãos Grimm quanto no livro Sandmann, de Hans-Christian Anderson. Transformado em seriado pela primeira vez na então Alemanha Oriental, o Sandmännchen acabou ganhando uma versão na televisão da Alemanha Ocidental. Durante os anos em que o país permaneceu dividido os dois personagens conviveram pacificamente, no entanto, com a Queda do Muro de Berlim apenas um Sandmännchen sobreviveu à reunificação. Hoje, o preferido entre os alemães é homenzinho que adormecia as crianças do antigo lado oriental.

Apesar de ter completado em 2010 50 anos de idade, o Sandmännchen continua encantando e guardando o sono das crianças na Alemanha. Tanto é que o personagem ganhou um filme só dele: Das Sandmännchen - Abenteuer im Traumland (aventura na terra dos sonhos).


Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário