sexta-feira, 29 de abril de 2011

BIENE MAJA: Desenho popular continua conquistando corações


Nascida no ano de 1912, ela se mantém jovem e cheia de energia até os dias de hoje. Aos 95 anos, a abelha Maia (Biene Maja) é considerada um dos clássicos de animação mundiais mais populares de todos os tempos. A tão querida abelha deu inicio a sua carreira através de um livro (Die Biene Maja und ihre Abenteuer) criado por Waldemar Bonsels. Nascido em Ahrensburg, uma cidade no sudeste de Schleswig-Holstein (Alemanha), o criador da famosa abelha alemã conta em seus livros suas experiências e aventuras vividas na natureza. O escritor alemão teve sua obra traduzida para mais de 40 idiomas.

Com todo esse sucesso, a história da abelha Maia foi adaptada para o Filme (1924) e depois para o desenho animado (1975). O seriado resultou de um trabalho conjunto internacional: A redação ficou na Alemanha, os episódios foram redigidos nos Estados Unidos e o responsável pela produção do desenho foi o Japão. No seriado, novos personagens apareceram, como o melhor amigo da abelha, “Willy”, que com seu jeito distraído e tranqüilo conquistou a simpatia de todos. Os dois vivem aventuras incríveis e tocam em assuntos como amizade, tristeza e medo, reproduzindo assim o mundo infantil.

Até hoje a abelha tem seu espaço reservado no coração das crianças, como na criança que ainda vive no adulto. A abelha Maia é reconhecida por 95% da população de língua alemã e assim entrou para a história.


Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário