quinta-feira, 28 de abril de 2011

UM OLHAR DIFERENTE: Bernd e Hilla Becher tornam indústrias em obras de arte

Os fotógrafos Bernd e Hilla Becher viveram e trabalharam quase 50 anos juntos. Dois anos após a morte de seu marido, Hilla Becher decidiu dar continuidade ao trabalho de ambos e assim fotografar o que mais gostavam: paisagens industriais abandonadas. Apesar de terem tido seus trabalhos rotulados várias vezes como fotografia industrial monótona, nos tempos de hoje são profissionais reconhecidos da arte contemporânea.

Bernd Becher nasceu em 1931 em Siegen, uma das áreas industriais mais antigas da Alemanha. Em 1957 deu início aos estudos na Academia de Artes de Duesseldorf enquanto participava paralelamente da restauração de igrejas. Hilla Becher nasceu em Potsdam e conheceu Bernd após fugir da ex-Alemanha Oriental. Na época, ela já trabalhava como fotógrafa.

Os dois se casaram em 1961 e logo depois adquiriram a primeira câmera fotográfica profissional e um carro. Foi assim que eles viajaram pela Alemanha captando momentos da era pós-industrial. Mais tarde fariam o mesmo na Bélgica, França, Holanda, Luxemburgo e Estados Unidos. O carro, uma Kombi VW, serviu nesse tempo tanto como laborátório fotográfico como apartamento.

As condições sob as quais os dois tiravam as fotos eram sempre as mesmas: tempo fechado, céu carregado e luz opaca. Eles não queriam que o tempo bonito tirasse a atenção do que queriam mostrar. Os objetos que registravam em preto e branco com suas lentes eram edificações como: fornos industriais, reservatórios de gás, torres, entre outros.

A sintonia entre Bernd e Hilla Becher era de tamanha grandeza, que não importava quem que tirava a foto. Afinal, a preparação para o “click” perfeito, era um trabalho em equipe, em que muitas vezes, um tinha que distrair os guardas enquanto o outro tentava cortar o mato para conseguir acesso às áreas. Segundo Hilla Becher, o trabalho era sempre mais aventura que qualquer outra coisa.

Esse meu artigo foi publicado no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA:
http://www.alemanja.org/alemanha-cultura/2279-um-olhar-diferente-bernd-e-hilla-becher-tornam-industrias-em-obras-de-arte-

Nenhum comentário:

Postar um comentário