sexta-feira, 29 de abril de 2011

O MILAGRE DE BERNA: A Alemanha e um dos capítulos mais inesquecíveis da história do futebol

Poucos acreditavam em um final feliz quando os alemães chegaram à decisão da Copa do Mundo de 1954, em Berna, na Suíça. O adversário, a Hungria, estava confiante e, ao contrário da Alemanha, chegava à partida decisiva com excelentes críticas.

A Hungria abriu o jogo com dois gols nos primeiros 8 minutos. No entanto, foi no 10º minuto do primeiro tempo que o jogador Max Marlock marcou gol a favor dos alemães e aos 19 minutos o alemão Helmut Rahn empatou o jogo. A chuva caia forte. Todas as atenções estavam voltadas para os jogadores encharcados. Nos minutos a seguir, os alemães jogavam bem, mas os húngaros se mantinham perto do gol. A bola chegou a bater várias vezes em ambas as traves, mas teimou em não entrar.

Com os nervos à flor da pele, aos 39 minutos do segundo tempo, cerca de 60 milhões de alemães vibraram ao ouvirem via rádio o golaço de Helmut Rahn. O chute certeiro marcou para sempre os corações dos torcedores germânicos e garantiu à Alemanha, com o placar de 3 a 2, o gosto de erguer a taça pela primeira vez.

“O Milagre Berna”, como ficou conhecido o episódio foi a primeira de várias conquistas. Hoje, o país conta com três títulos mundiais (1954, 1974 e 1990) e três europeus (1972, 1980 e 1996). Já os húngaros, por sua vez, nunca mais chegaram à uma final de uma Copa do Mundo.

No cinema

O episódio inesquecível também deu origem ao filme “O milagre de Berna” e ao documentário: “O milagre de Berna – a verdadeira história”. Confira abaixo o trailer.




Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário