terça-feira, 28 de junho de 2011

OBJETO DE DESEJO: Museu na Turíngia mostra a lingüiça alemã em forma de arte, cultura e história

A Thüringer Bratwurst é muito mais do que um simples embutido. Ela é uma marca registrada de amplo significado histórico-cultural. Sua receita foi protegida com a "Denominação de origem protegida", da União Européia, e suas dimensões oficializadas: 20 cm de comprimento, 15 mm de largura. Não é à toa que, no coração da Alemanha, um museu é inteiramente dedicado à especiaria: o 1° Museu Alemão da Bratwurst.

Localizado em Holzhausen, cidade ao sul de Erfurt, capital da Turíngia, ele guarda objetos históricos que remetem ao ano de 1404, data da primeira menção à fabricação de salsicha na região. Textos mencionam a existência do embutido em um mosteiro em Arnstadt, ao sul de Erfurt.

Uma cozinha da idade média, com panelas, talheres e vários outros detalhes, ambienta o visitante em uma outra época. "Recebemos várias máquinas, canções, livros e até ferramentas relacionadas com lingüiças, que fazem com que a visita seja uma verdadeira viagem para o passado", afirma um dos sócios responsáveis pela existência do museu, Thomas Mäuer.

A salsicha da Turíngia ficou eternizada em um dos contos dos famosos Irmãos Grimm, o clássico "Vom Mäuschen, Vögelchen und der Bratwurst" (O pássaro, o rato e a salsicha). O museu disponibiliza um extenso arquivo literário que ajuda a compreender as raízes da Bratwurst.

Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha: www.alemanja.org

Fonte da Foto: Deutsche Welle


Nenhum comentário:

Postar um comentário