quarta-feira, 22 de junho de 2011

FESTA DE HAMBACH: Marco da história alemã

O Hambacher Fest (festa da cidade de Hambach) foi um movimento que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio de 1832 no castelo Hambach que foi resultado da insatisfação da população da região do Palatinado com a nova administração da Baviera. A festa tornou-se marco histórico da oposição liberal burguesa na luta contra a opressão.

O Palatinado pertencia à república francesa desde 1797 e assim seguia às idéias da revolução francesa. No entanto, quando em 1861 o congresso de Viena reestruturou completamente a geografia da Europa, o Palatinado passou à fazer parte do Reino da Baviera. Com esta mudança tremenda, a população viu-se com os seus direitos restringidos. A economia do Palatinado sofreu com o aumento significante dos impostos, o que resultou em pobreza para a grande parte da população.

Além disso, sob novo regime, o Palatinado passou a censurar a imprensa o que resultou na formação da “Associação de Imprensa e da Pátria” formada pelos publicitários Phillip Jakob Siebenpfeiffer e Johann Georg August Wirth. Como os movimentos políticos tinham sido proibidos, os dois resolveram organizar uma festa popular para demonstrar sua insatisfação e exigir os seus direitos.

Infelizmente a festa não obteve sucesso e resultou na prisão de vários manifestantes e em uma censura mais severa. No entanto é considerada como início de uma luta pela liberdade e democracia em forma de oposição ao Reino da Baviera.

O movimento reuniu mais de trinta mil pessoas de todas as camadas da sociedade e de várias nações vizinhas. As principais exigências eram: liberdade, direitos civis e união nacional. Foi neste dia que surgiu a combinação das cores da Alemanha preto, vermelho e dourado como símbolo de um país unido. Somente em 1918 as cores foram aprovadas como as cores nacionais da Alemanha e permanecem até hoje na bandeira alemã.

Martha Ayres Denk

(Escrevi essa matéria para o site da Embaixada da Alemanha: www.alemanja.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário