quarta-feira, 25 de julho de 2012

UM DIA ESPECIAL: Viena, nossa cidade querida (em homenagem ao meu pai)


Eu estava tentando criar coragem para voltar a escrever aqui no blog. Depois que papai faleceu - agora em junho - eu fiquei sem saber como voltar. Afinal, tudo aqui me lembra ele. O artigo sobre  "Os 5 melhores cafés vienenses" foi ele que escreveu comigo. Ficamos um domingo sentados na varanda, conversando e relembrando os melhores cafés da nossa cidade. Acabou que como ambos sentimos saudade da nossa cidade querida  resolvemos que ano que vem iríamos juntos visitar a nossa Viena. 

Como a vida nem sempre vem como imaginamos, papai se foi, mas ficou tudo que ele nos ensinou, todo conhecimento que ele me passou e que me moldou ao longo dos anos como pessoa, como filha. Tenho só mesmo a agradecer pelo pai que tive: pelo amor que dedicou exclusivamente e sempre a sua família, pelos conselhos, por sempre rir das minhas piadas sem graça, por me entender sem precisar falar nada, pela companhia, por tudo.

Hoje, no dia do aniversário do papai, resolvi voltar aqui, a este cantinho que me faz viajar um pouco pelos meus lugares favoritos no mundo, para falar um pouco sobre a nossa Viena (a minha e de papai) e compartilhar com vocês algumas das maravilhas da cidade da música clássica, dos cafés vienenses, das óperas e operetas, e passar a vocês um pouco do amor que meu pai tinha por seu país, nosso país, suas raízes... amor que ele passou para sua esposa e filhas. Amor que iremos passar para nossos filhos e assim adiante.

Assim que se você estiver de passagem marcada à Viena, não deixe de visitar os locais abaixo; e lembre-se de viver a experiência de ser vienense. :)




Um típico vienense tem que:

  • tomar um Wiener Melange (café típico vienense) ou um Eiscafé (café com sorvete) em um dos cafés que mencionei no post: "Os 5 melhores cafés vienenses" ; passar a tarde toda lá, lendo os diversos jornais do mundo todo que oferecem lá. 
  • degustar um vinho em um Heurigen (restaurante típico em tavernas que servem os mais variados vinhos)
  • provar a torta original Sachertorte 
  • passar uma manhã ou uma tarde em um dos parques maravilhosos da cidade
  • Ir a um baile típico vienense
  • Assistir a uma ópera 
  • Assistir a um concerto de música clássica da Filarmônica de Viena.

Não deixe de visitar em Viena os seguintes lugares:
  • Palácio Schoenbrunn
  • Palácio Belvedere e a Galeria Klimt
  • Kunsthistorisches Museum (museu da história da arte)
  • Naturhistorisches Museum (museu de história natural)
  • Museusm Quartier (o bairro dos museus) 
  • Mariahilfe Strasse e rua Graben (onde ficam várias lojas, restaurantes, bares, cafés etc.)
  • Stephansdom (catedral)
  • Hofburg
  • Karlskirche (Igreja)
  • O parque Prater
  • e muito mais. 

Wiener Blut - Johann Strauss



4 comentários:

  1. Mathinha, lindas as suas palavras. Compreendo a dor que você passou, pois precocemente perdi minha mãe. Eles não estão fisicamente ao nosso lado, mas a cada passo rumo a sua maturidade você sentirá a influência de seu pai junto de você. Acredito que você deve cumprir a promessa e visitar viena no próximo ano. Tenha certeza que antes que termine a primeira xícara de café você sentirá que ele também não se esqueceu do que haviam prometido. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo, obrigada pela mensagem linda! Fiquei emocionada, e não consegui segurar as lágrimas. Se Deus quiser, vou seguir seu conselho e visitar Viena no próximo ano. Tenho certeza que meu pai sempre continuará presente em minha jornada, assim como sua mãe sempre estará acompanhando todos os seus passos. Bjs

      Excluir
  2. Muito lindo! Belíssimo texto, Martinha!
    Estou muito emocionada, lembrando de vcs todos e das máscaras vienenses lá da sua casa, sua mãe me falando delas...senti muito não ter estado aí. Mas meus pensamentos e meu coração nunca deixou de estar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Je, sempre sentimos vc presente, nos dando apoio... cada e-mail, cada torpedo, cada ligação, tem sido fundamental para continuarmos nossa vida. A saudade fica, sempre, mas tenho a certeza que papai permanecerá vivo em nossos corações. Bjs

      Excluir