Com a queda do Muro de Berlim em 1989 e a Reunificação em 1990, as mudanças bruscas não aconteceram apenas no ambiente político da Alemanha. Especialmente na antiga RDA (República Democrática Alemã), algumas lembranças foram apagadas da noite para o dia. Hoje elas voltam em tom nostálgico. É a chamada Ostalgie, ou, nostalgia do leste, que tornou itens de necessidade básica da Alemanha socialista em ícones de consumo da Alemanha unificada.
Em um primeiro momento, todos os produtos de marcas da RDA sumiram das prateleiras do supermercado, sendo trocados por produtos do lado ocidental, especialmente alimentos. Este momento é muito bem-retratado no filme alemão “Adeus, Lenin” (2003, Wolfganger Becker), quando o personagem principal da trama tem dificuldade para encontrar produtos típicos da RDA para sua mãe, que entra em coma antes da Queda do Muro, e acorda com a Alemanha praticamente reunificada.
Muitas empresas não puderam sobreviver a concorrência no mercado europeu e mundial e por isso muitos empregos desapareceram. O calor da novidade passou e aos poucos vários comércios ganharam vida para atender ao público saudoso do que era tipicamente oriental.
Em Berlim é possível pagar por um passeio em um Trabant. Marcas como os picles em conserva Spreewaldgurken, o espumante Rotkaeppchen Sekt e o refrigerante de cola Vita Cola sobreviveram ao tempo. O homem do semáforo Ampelmann espécie de mascote da RDA, ganhou uma franquia de lojas e está estampado em toda sorte de produtos comerciais. A Ostalgie virou moda e sites passaram a vender exclusivamente produtos do lado oriental pré-reunificação.
Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org
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