Noites mal dormidas, olheiras e mal estar: esses são os principais sintomas de quem vive o teste de fogo nomeado como Abitur. O Abitur é o exame que conclui o ensino secundário na Alemanha e que equivale ao vestibular brasileiro, servindo como passaporte para ingressar em uma universidade na Europa.
O último ano no ensino secundário é fundamental para os alunos alemães. Afinal, é a nota final - somatória de todas as provas feitas ao longo do ano - que vai traçar a trajetória universitária e garantir ou não uma vaga no curso escolhido. As provas são descritivas e orais e normalmente feitas em cinco matérias que o aluno escolheu e estudou com ênfase ao longo do ano.
No século 18 eram as universidades que definiam os aprovados. Foi apenas em 1778 que a Prússia introduziu o Abiturreglement. O documento criou regras para verificar se o aluno alcançou o grau da educação escolar necessário, pré-requisito para iniciar um curso superior.
O que equivale ao 1° e 2° graus no Brasil dá um total de treze anos na Alemanha. Os estrangeiros que pretendem estudar em uma universidade alemã têm o próprio Abitur deles, chamado de Studienkolleg que serve para equiparar o restante para totalizar os 13 anos.
Certos costumes acompanham o Abitur. São eles: Abiball (parecido com o baile de formatura), Abistreich (dia em que os formandos dominam a escola e fazem brincadeiras com os professores) e Abireise (viagem para festejar a conquista), entre outros.
Essa minha matéria foi publicada no site da Embaixada da Alemanha - AlemanJA: www.alemanja.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário